quinta-feira, dezembro 29, 2005

Igual(dade)

Que tal seria se as pessoas desejassem "igualdade" umas às outras, ao invés do tradicional "igualmente" que tanto ouvimos durante esta época natalina?

Pelo menos no caso específico do Brasil, igualdade é uma raridade!!! Milhões suam e sofrem todos os dias pra ganhar um dinheirinho, enquanto uns poucos ganham R$ 45 mil por uma "horinha extra nas férias". Outro bom tanto passa fome, e tem gente que desperdiça só pra ser esnobe. E a lista seguiria praticamente ad infinitum....

Mas, voltando à questão original: que tal seria sermos iguais, pra variar?

Não iguais como clones ou pessoas sem individualidade. Mas iguais em condições, iguais em possibilidades de crescer, iguais em ter todos a mesma fatia do bolo dividido que o progresso nos traz.

E vou além: iguais no sentido de respeitar todas as outras pessoas, sem preconceitos, sem julgamentos, sem status. Que tal tratar os outros como gostaríamos de ser tratados, pelo menos uma vez, só pra ver como é que é?

De repente, é utopia. Esse tipo de mudança não acontece espontâneamente e, principalmente, não de "cima para baixo". Mas um dia chegamos lá. Um dia cada pessoa no mundo vai se tocar que é melhor sermos legais uns com os outros.