sábado, agosto 06, 2005

O valor de uma amizade.....

Este email está circulando por aí. Não sei porque, mas já me peguei diversas vezes pensando se eu daria minha vida pra alguém continuar vivendo. O que é esse sentimento chamado amizade? O que define um amigo, qual é o critério de aceitação? O que um amigo tem que fazer pela gente? E nós por ele? Existe algum pecado capital que pode determinar o fim de uma amizade? Neste caso, era amizade realmente ou apenas um colega?

Tenho poucas pessoas que posso chamar de AMIGO com a boca cheia e com orgulho. Amo todas elas. Eu sei, esse é um defeito meu, eu Amo demais. Mas já fiz minha escolha nessa vida, se o preço por amar demais é sofrer demais, eu pago.

Mas é claro, não quero namorar com cada um de meus amigos! Ô, acorda! Nunca quis! É um Amor diferente, fraternal, de querer ver a pessoa bem. De lembrar com carinho no meio da noite, depois de anos sem se falar, e torcer... "Deus, faça aquela pessoa feliz, pois é meu amigo."

Mas voltando aos critérios de amizade, ainda não descobri nenhum que possa ser escrito e documentado. Só sei que não faço exigências nem tenho expectativas com relação a meus poucos amigos. Todos podem sumir no mundo. Que eu continuarei torcendo por eles e Amando-os onde quer que estejam.

Um filho pergunta à mãe:
- Mãe, posso ir ao hospital ver meu amigo? Ele está doente!
- Claro, mas o que ele tem?
O filho, com a cabeça baixa, diz:
- Tumor no cérebro.
A mãe, furiosa, diz:
- E você quer ir lá para quê? Vê-lo morrer?
O filho lhe dá as costas e vai... Horas depois ele volta vermelho de tanto chorar, dizendo:
- Ai mãe, foi tão horrível, ele morreu na minha frente!
A mãe, com raiva:
- E agora?! Tá feliz?! Valeu a pena ter visto aquela cena?!
Uma última lágrima cai de seus olhos e, acompanhado de um sorriso,ele diz:
- Muito, pois cheguei a tempo de vê-lo sorrir e dizer:
"- EU TINHA CERTEZA DE QUE VOCÊ VIRIA!"