terça-feira, outubro 18, 2005

- Poderia me dizer,por favor, que caminho devo tomar para ir embora daqui?
- Depende bastante de para onde quer ir - respondeu o Gato.
- Não me importa muito para onde - disse Alice.
- Então não importa que caminho tome - disse o Gato.
- Contanto que eu chegue a algum lugar - Alice acrescentou à guisa de explicação.
- Oh, isso você certamente vai conseguir - afirmou o Gato - desde que ande bastante.

segunda-feira, outubro 17, 2005

Agora com "legendía"!

Calvin: Vou acertar a cabeça da Suzie com esta bola de neve!
Haroldo: Alguns filósofos dizem que a verdadeira felicidade vêm de uma vida de virtudes.
Calvin: ...
(...)
Calvin: Um dia vou escrever meu próprio livro de filosofia!
Haroldo: A Virtude precisa de uns desafios mais baratos...

domingo, outubro 16, 2005

Barba encravada nunca mais!

iG Jovem - Lucas de Oliveira

Há alguns anos atrás o conceito de masculinidade esbarrava na figura do bruta montes Arnold Schwarzenegger. Hoje em dia a coisa está mais light, o cara não precisa ser um troglodita pra parecer macho...ele pode até tomar banho!

Passar perfume, cuidar do visual, comprar roupas bacanas, usar cosméticos apropriados...tudo isso está em alta. O setor de beleza voltou-se para o segmento masculino e podemos encontrar desde produtos especiais até salões de beleza só para homens.

Goste ou não, essa moda pode dar cabo de uns problemas bem chatos, como a barba encravada, por exemplo. Se você quebra o pau com a lâmina de barbear toda vez que vai fazer a barba, se liga nas dicas e em avanços cosméticos e dermatológicos para resolver esse problema!

O que é um pêlo encravado
Os pêlos que temos pelo corpo são feitos de queratina e outras proteínas, que são basicamente os mesmos componentes do cabelo, das unhas, de penas e de chifres, mas acredito que só os dois primeiros nos interessam de maneira direta. No mais, cada um com seus problemas.

De todos os nossos pêlos, os da barba são os mais elásticos e resistentes. São cerca de 25 mil fios no rosto de um homem, que crescem em média meio milímetro a cada 24 horas.

O pêlo encravado, ou foliculite, é a inflamação do folículo piloso, que é a estrutura que fica dentro da pele e dará origem ao pêlo.

Quando o folículo inflama, há uma proliferação de células e acúmulo de líquido, formando uma bolinha vermelha na pele que enterra o pêlo e faz com que ele não consiga “sair” com facilidade.

- O que causa
Quando a gente faz a barba, o atrito da lâmina de barbear causa pequenos cortes (muitas vezes impossíveis de enxergar) que acabam sendo infectados por bactérias, daí a pele inflama e incha. O pêlo cresce no meio dessa inflamação e encrava.

- Como evitar e tratar
Segundo a dermatologista Dra. Ligia Kogos, o ideal é tomar cuidado para não detonar muito a pele ao se barbear. Utilizar um gel ou creme calmante pós-barba também é legal, prefira os que tenham substâncias como alantoína, azuleno e irgasan em sua composição.

Quando o problema é muito grave, com muitas regiões inflamadas, deve-se procurar um dermatologista!
Uma boa saída pra evitar os pêlos encravados é fazer uma leve esfoliação todo dia durante o banho ou pela manhã. Para isso é só utilizar um sabonete esfoliante ou outro produto indicado por um dermatologista que tem umas pequenas partículas que removem as células mortas que ficam na última camada da pele.

- Tratamentos com laser
O tratamento com laser para desencravar os pêlos pode ajudar e aliviar muito o problema. Com uma única aplicação, o pêlo é enfraquecido sem que ele seja eliminado.

Também é possível aplicar o laser só na faixa onde a inflamação é muito intensa, normalmente na região do pescoço, por causa do suor e do atrito com as golas das roupas.

- Dicas para se barbear
Enrico Damasceno, lá do Garagem, um salão de beleza que só atende homens e tem uma decoração toda descolada e um pessoa classe A, pronto pra nos atender e bater altos papos sobre carros e futebol enquanto dão um tapa no nosso visual, afirma que os jovens não são de usar barba. E para tirar os pêlos e ficar com uma pele legal, ele mandou as seguintes dicas:

. Umedeça uma toalha com água morna e deixe ao redor do rosto durante uns 2 minutos antes de fazer a barba
. Se possível, faça a barba com navalha ou com aparelhos novos, de duas ou mais lâminas
. Jamais faça a barba sem espuma ou creme; eles ajudam a lâmina a deslizar
. Use água morna, se possível faça a barba sempre após o banho
. Passe a lâmina na direção do crescimento dos fios
. Deixe por último as regiões onde a barba é mais cerrada e grossa. Comece pelas bochechas e costeletas, depois área do lábio, queixo e por último o pescoço
. Ao terminar, enxágüe com bastante água fria e aplique um gel ou creme pós-barba
. Troque a lâmina depois da 4ª ou 5ª vez que usar
. Sempre que possível não faça a barba um dia da semana, para a pele descansar
. Um truque muito bom da Dra. Ligia: coloque, com cuidado para não espirrar, 10 gotas de amoníaco puro em um copo de água. Passe essa água na pele antes do creme ou espuma de barbear. Dessa forma o desprendimento do pelo se da com muito mais facilidade.

Vale se barbear uma vez por semana???? o_O